As Revoluções

Revolução dos Jasmins – Primavera dos Exilados, guerra dos POBRES

Tão bonita como a Revolução de Veludo, em Praga, só mesmo a Revolução dos Jasmins na  Tunísia, além de tudo, mais cheirosa. Já a Primavera dos Exilados não combina com a estação mais alegre do ano, mas infelizmente foi mesmo na estação das flores que os imigrantes começaram a desabrochar  nas duas margens do Mediterrâneo – pobres imigrados da fome e das brigas pelos podres poderes dos dois lados deste pequeno mar interior, que já não abarca mais tantas misérias, tanto as da alma como as do corpo.

 

Já a desgastada revolução do conselho nacional de transição na Líbia mas parece um golpe que não tem nada haver com as ditas revoluções, que mexem nas estruturas sociais, que levam o povo ao senso comum processo histórico que vai repercutir e contaminar todo este século e vai redefinir o mapa do mundo. Logicamente, estes acontecimentos não estão aí à revelia das potências hegemônicas, mas vão ter consequências imprevisíveis, que só vamos começar a entender dentro de pelo menos uma geração.

A Líbia continua castigada pelas bombas da OTAN, destruindo um país e seu  povo, só pelo motivo de atrair a cobiça e a miséria dos ricos.

Temos esperanças de voltar, ou melhor, queremos muito voltar, mas não vejo perspectivas de solução tão cedo para o país.

Não é só um impasse político, mas um impasse existencial também, não vemos mais a nossa vida em nenhum lugar e nem em nenhum tempo, por isso precisamos voltar a Trípoli, nem que seja só para concluir este período tão rico e inacabado das nossas vidas, abraçando os amigos que ficaram e amealhando os retalhos daquela história que ficou espalhada pelos cantos daquela cidade e da residência, que afinal termina por ser a nossa casa.Trípoli ; a cidade vista do alto

Anúncios
Esse post foi publicado em Ideias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s