Manila Revisited

Lua sobre Niterói - Icaraí

Lua sobre Niterói – Icaraí

Mãe só se perde uma vez. É uma verdadeira revolução na vida. O sentir sem sentido, o abraço da finitude e dos limites da vida. Foi tudo muito rápido, mas muito longo, há dez anos mamãe sofria de uma e outra doença, entre hospital e casa, vida e morte.
Eu também no último período de doença dela, no começo deste ano, vi bem de perto, senão a morte o medo que ela provoca quando nos ronda com uma doença. Tudo acumulado, o mundo rodopiou aos meus pés, vivi de vertigem em vertigem hora a notícia do estado da mamãe, hora a doença que me sufocava.
Até que decidimos (Ney e eu) irmos para o Brasil, cuidar do meu corpo e da minha alma, visitando mamãe. Cheguei a tempo para me curar e para dar o meu último adeus à mamãe depois de tantas despedidas ao longo da vida.
Passamos três meses longe de Manila. Houve o impacto de ver um Brasil diferente; corroendo-se na mudança e no espanto de um tempo violento e sem rumo, com as devidas ressalvas para as manipulações pré-eleitoreiras do oportunismo mediático.
Depois veio a trégua, a visita da Stella e a viagem a Montevidéu: asilo no paraíso. A ida a Roma para devolver Stella e a volta ao Brasil.
E agora, outra vez, Manila e tufões, chuvas tropicais e águas sempre intensas. Redescubro uma outra cidade, mais molhada e menos quente, acostumo-me aos poucos com a dinâmica americanizada dos shopping centers um colado no outro, da elite enlouquecida de poder e dinheiro e um povo doce e risonho que não sabe dizer não. E tem tanta dificuldade em se fazer valer e ser. Enfim, mais um país da periferia do mundo vitimado pela globalização, pelas mentiras de um tempo fictício, cheio de hipocrisias e falsas convicções: democracia, marketing, midias, modas ….

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

