Dignidade Humana

image1

Dignidade Humana

Para Cris e Gerson que nos ensinaram a sonhar com um mundo melhor, para as Brasilianas e, à Pastoral da Criança que nos dá régua e compasso para encontrar o caminho.

 

Há três anos que o tufão Ondoy passou por Metro Manila, destruindo e ceifando milhares de vida. Justamente, neste aniversário da catástrofe e dor fomos  participar da celebração da vida com a Irmã Terezinha  e visitar uma das milhares de famílias atingidas pelas inundações que deixaram tantos mortos e desabrigados e nos deparamos com essa estória.

ondoyA Família Austria

No dia 28 de novembro de 2010 a família Austria, composta de oito filhos, pai e mãe,  vivia abrigada embaixo de um viaduto à beira do rio Pasig, na  Mindanao Av,em Metro Manilaeles engrossam as estatísticas dos 42% dos filipinos que vivem com menos de U$2 por dia. Era um pouco mais do que isto que ganhava Jun, o pai desta família; P5000,00 pesos por mês, (U$125,00). Mesmo assim, Joy, a filha mais velha, havia entrado na faculdade de administração de empresas e Jun sonhava ver todos os filhos formados. Joy seria só a primeira a entrar na universidade, depois aos poucos, quando ela completasse os estudos e pudesse trabalhar para ajudar, viriam os outros, pois é o sonho de todo filipino, até o mais miserável deles, (e há tantos), que os filhos estudem e cheguem a universidade.O último filho da família havia acabado de nascer em maio, o oitavo, todos vivendo debaixo do viaduto com mais 30 famílias.

No dia 28 de novembro de 2010, as famílias que viviam embaixo do viaduto  foram varridas pelas águas do rio  em fração de minutos. Não houve tempo de pensar em nada, só sobreviver a fúria das águas. Jun,com heroísmo de pai, colocou à salvo toda família e continuou ajudando a outras que tentavam vencer a morte.

A família e tantas outras do viaduto do Rio Pasig sobreviveram, mas Jun morreu meses depois vítima de leptospirose, contraída na época da enchente.

No ano seguinte, após perambular por igrejas e acampamentos, as famílias foram trasladadas pelo governo para um conjunto habitacional em Montalban a duas horas de Metro Manila. Os Austrias, agora, sem o pai, apesar de protegida no cubículo construído pelo governo, não sabiam como viver sem o seu herói.

A mãe se desesperou e desapareceu, deixando Joy com sete irmãos menores com idades entre 17 anos a 5 meses de idade.

Joy abandonou a tão sonhada faculdade na metade do caminho, teria que cuidar dos irmãos sem saber como.

A Pastoral da Criança que já fazia um trabalho de assistência a essa população, começou a apoiar Joy com alguns alimentos e orientá-la no cuidado das crianças, mas a mãe não aparecia e era cada vez mais difícil sustentar aquela família que agora não tinha nem o pouco por dia do salário do pai para sustentá-la, nem o cuidado da mãe que havia se desequilibrado com a tragédia que os atingira.

Ano passado, um grupo de brasileiras, as Brasilianas, que começou a apoiar a Pastoral, foi visitar a comunidade transferida para Montalban, e se comoveu principalmente com a estória da família de Jun que estava sendo cuidada por uma menina de 20 anos que parecia ter 15. O olhar perdido, o corpo esquálido, Joy levava nas ancas o irmão mais novo, um menino de 2 anos que mais parecia um bebe de oito meses que sobreviveu à custa dos cuidados das voluntárias da Pastoral e do desvelo dessa irmã que jamais  abandonou os seus irmãos.

Montalban 001

Assim que um dos brasileiros do grupo soube da tragédia, prontificou-se a apadrinhar a família e enviar para eles por mês, não os P 5000,00  com que eles estavam acostumados a viver, mas P10.000,00 para que Joy pudesse voltar a faculdade e os menores pudessem ser cuidados por alguém, enquanto ela estivesse estudando.

Comunidade de Montalban – Celebração da Vida PCI

Um ano depois, voltamos para ver como estava Joy e seus irmãos e tivemos a grata surpresa de saber que a mãe, Mercy, tinha voltado e já estava trabalhando, vendendo verduras na rua. Joy voltou a estudar e está terminando os estudos ano que vem, e a outra irmã, que está esperando para também entrar na universidade, vai poder  também realizar o seu sonho.

Anúncios
Esse post foi publicado em Filipinas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s